Forest Management

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Idesam trabalha na promoção do manejo florestal como ferramenta de conservação e desenvolvimento local para comunidades amazônicas. A atividade é um caminho fundamental para a conservação da floresta e a promoção do desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais da Amazônia.

O instituto atua por meio de capacitações e atividades de extensão rural para difundir e aperfeiçoar as práticas do manejo florestal. Os pesquisadores envolvidos também realizam pesquisas e atuam no fomento a políticas públicas para avaliar e propor melhorias técnicas, políticas e de gestão para o manejo florestal.

O Idesam é membro, ainda, do Grupo de Trabalho de Florestas do Conselho Estadual do Meio Ambiente e membro da Câmara Setorial dos Produtos da Sociobiodiversidade do Amazonas.

 
Entre as ações de campo e a atuação em políticas públicas, o Idesam também atua em Manejo Florestal por meio de capacitações e extensão rural para difundir e aperfeiçoar as práticas da atividade, incentivando o uso sustentável dos recursos naturais.

Algumas capacitações já realizadas pelo Idesam:

  • Capacitação em Gestão Florestal;
  • Capacitação em Inventário Florestal;
  • Capacitação em Manejo Florestal;
  • Capacitação em Green Value;
  • Capacitação em Boas Práticas de Extrativismo de Recursos Florestais  Não-Madeireiros (Andiroba, Copaíba, Castanha-do-Brasil).

Estruturação de cadeias produtivas florestais – Madeira e Recursos Florestais Não-Madeireiros

Capacitações em boas práticas de extrativismo de recursos florestais não madeireiros

Capacitações em Gestão Florestal para implantação e operação do Manejo Florestal (Madeireiro e Não-madeireiro)

Capacitações em Manejo Florestal – Exploração de Impacto Reduzido

Capacitações em coleta de sementes florestais e Implantação de viveiros florestais

Apoio à comercialização dos produtos florestais madeireiros e não-madeireiros

Mapa de Atuação

Leave a comment