Climate Changes and Environmental Services Program (PMC)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do IDESAM tem como foco a criação e desenvolvimento de mecanismos e soluções inovadoras para a mitigação das mudanças climáticas, promoção da conservação florestal e redução do desmatamento tropical. Seus projetos principais são voltados ao desenvolvimento de atividades para a Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), reflorestamento e outros instrumentos no âmbito da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e dos mercados voluntários de carbono.

O Idesam participa das negociações da UNFCCC desde 2005, principalmente focado nos temas relacionados a florestas, organizando e apresentando side-events, e divulgando estudos e publicações. Em âmbito nacional, trabalha desenvolvendo e implementando projetos relacionados à REDD+ e pagamento por serviços ambientais (PSA), visando mitigar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável de populações que vivem na floresta. Através da participação em redes e grupos de trabalho nacionais, participa da formulação de políticas e programas relacionados a mudanças climáticas e florestas, e, no Estado do Amazonas teve papel determinante para a construção da Política Estadual de Mudanças Climáticas e do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas.

Outro aspecto importante de nosso trabalho é a divulgação e disseminação de conceitos e resultados obtidos em nossos projetos. Neste sentido, o PMC realiza continuamente treinamentos, capacitações e palestras, voltadas tanto para públicos específicos como para a sociedade civil em geral.

 
O Idesam tem sido pioneiro na elaboração e desenvolvimento de projetos para mitigação climática relacionados ao uso da terra e florestas. Dentre nossas linhas principais de projetos, desenvolvemos a elaboração de estudos de viabilidade, metodologias e documentos de concepção de projetos (DCP) para projetos de REDD+ e sequestro de carbono por florestamento e reflorestamento (MDL F/R). Estudos e modelagem de dinâmica do desmatamento, diagnósticos sócioambientais e quantificação/inventários de estoques e fluxos de carbono em florestas também vem sendo desenvolvidos.
O PMC participa ativamente na discussão e construção de políticas públicas em diversos níveis. Em escala internacional, participamos ativamente nas Conferências das Partes (COP’s) e reuniões correlatas da UNFCCC, tendo como foco principal as negociações sobre florestas e uso da terra (REDD, LULUCF, MDL, etc.). Desde 2007 o Idesam é entidade observadora oficial registrada na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), organizando e participando de side-events, painéis e debates, bem como apresentando publicações e artigos técnicos. Em nível regional, participamos de redes como a Articulação Regional Amazônica (ARA) e o Fórum Latino-Americano de REDD+, buscando sempre socializar e intercambiar nossos projetos, experiências e lições aprendidas com outros atores na América Latina e Caribe.

No contexto nacional, trabalhamos para o desenho de projetos, programas e políticas, principalmente relacionados a serviços ambientais e Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), de forma a garantir que estes sejam socialmente inclusivos, economicamente viáveis e ambientalmente adequados. O PMC participa das seguintes redes nacionais: Observatório do ClimaFórum Amazonense de Mudanças Climáticas e Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

A disseminação de resultados e experiências e a capacitação de atores de diversos setores é fundamental para o nivelamento e aprimoramento de conceitos, que precisam ser acordados para a construção de mecanismos efetivos de PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais) e REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal). As lições aprendidas a partir de projetos-piloto e atividades demonstrativas, que muitas vezes não estão disponíveis publicamente, também são de fundamental importância para o aprimoramento de futuros programas e projetos.
O Idesam tem ampla experiência na organização de eventos e cursos nos temas relacionados a REDD+ e mudanças climáticas. Desde 2005 organizamos cursos e treinamentos para públicos diversos, abordando diferentes aspectos relacionados a mudanças climáticas e florestas. Muitos deles são focados para atores específicos, como povos indígenas e comunidades tradicionais, atores governamentais, academia e setor privado, e outros eventos são abertos para a sociedade civil e outros públicos interessados.
Para saber mais sobre os cursos e treinamentos desenvolvidos pelo Idesam, entre em contato através do e-mail: contato@idesam.org.br

Projetos Relacionados

Notícias Relacionadas

Mapa de Atuação

Comments (1)

Leave a comment